Com cada vez mais frequência encontramos pais que sofrem com a dificuldade estabelecer limites para o uso da tecnologia por parte dos filhos, pois, os próprios pais fazem uso constante da tecnologia em casa, estão sempre conectados, seja por necessidade do trabalho ou por questão de hábito mesmo.

Este assunto é muito importante e precisa ser olhado com atenção, pois hoje em dia as crianças estão tendo acesso cada vez mais cedo á tecnologia. É comum ver crianças de 2,3 anos que já utilizam celulares e tablets com facilidade.  Para essa faixa etária (de 2 a 5 anos) a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de aparelhos eletrônicos por no máximo 30 minutos por dia, e esse período vai aumentando conforme a idade da criança, mas não passa de 2 horas por dia.

O uso excessivo de tecnologia pode causar dependência psicológica, gerar depressão, ansiedade, irritabilidade, além de problemas como transtornos do sono, principalmente se a utilização ocorrer em horários próximos a hora de dormir, problemas na visão devido a exposição constante á tela, problemas posturais por causa do manuseio dos aparelhos, além do estímulo de hábitos poucos saudáveis e a exposição aos perigos da internet.

O uso da tecnologia pode ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças, mas não deve ser o único recurso de aprendizagem e nem de entretenimento. Eles precisam de estímulos para desenvolver vínculos sociais, realizar atividades físicas, explorar os ambientes que estão disponíveis para descobrir as diversas maneiras de aprender e de se relacionar que não podem ser encontradas através da telinha.

 

Kátia Michelle C. Barbosa

Psicóloga Clínica

CRP 06/124875

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *